quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Relatório dos estudos dirigidos (seminários da disciplina Linguística II):





No dia 11 de novembro o professor Cezinaldo realizou o encaminhamento de estudos dirigidos para a apresentação pública de debate e para isso, a turma foi dividida em quatro grupos que ficaram  com assuntos diferentes para apresentação dos seminários e responsáveis pela leitura e condução do debate/discussão. Na apresentação, cada grupo ficou encarregado de formular três perguntas para os demais grupos, bem como  da elaboração roteiro da apresentação. O envolvimento e a participação nas discussões seriam considerados critérios de avaliação.

No dia 18 de novembro foram realizadas as apresentações do 1º e do 2º grupo.

Grupo: Carla, Cinthia, Bruna, Vanessa e Gustavo

O grupo ficou responsável pela a apresentação do texto “O que é mesmo a informatividade do texto?” de Irandé Antunes no livro “Texto e ensino: outra escola possível”. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 125-140. O grupo apresentou na segunda aula devida alguns imprevistos, na qual utilizaram uma apresentação de slide para auxiliar na transmissão dos conteúdos e também inseriram outras informações da internet. Cada integrante do grupo lia os slides e o que considerava mais importante explicava para os colegas. O professor Cezinaldo, no momento que era mais cabível, fazia suas colocações com a finalidade de proporcionar melhor assimilação do assunto em questão. Inclusive o mesmo questionou sobre a definição de informatividade dada pelo grupo visto que era diferente do que Antunes propõe. 

Durante a apresentação  os integrantes demonstravam  falta de confiança em si mesmo, pois ficavam muito presos a leitura que faziam, além de uma postura inadequada de um integrante desse grupo (sentado) em virtude do papel que estava exercendo naquele momento. Os mesmos não elaboraram o handout e nem os questionamentos, esses últimos por afirmarem que não tinham conhecimento deste critério. 

Grupo: Auricélio, Cleide Alane, Priscilla, Lídia e Tatiana.

O grupo ficou responsável pele a apresentação do texto “A intertextualidade” de . 2. ed. 2º reimpressão. São Paulo: contexto, 2008, p.183-214. Os integrantes do grupo apresentaram os dois tópicos (intertextualidade e polifonia x intertextualidade) através de slides nos quais inseriram exemplos de outras fontes para facilitar a compreensão do assunto por parte dos colegas. Como por exemplo, músicas, poemas que apresentam intertextualidade implícita e explícita, bem como de polifonia através de slogans. Nesse último, apresentaram o conceito de polifonia do texto e ainda um complemento com o conceito de Bakhtin (além de ser as várias vozes presente na atividade verbal do texto elas precisam se contradisserem, conforme este último)

No decorrer da apresentação o professor participava complementando algumas informações dadas pelo grupo, que foram de suma importância para entender o assunto. Este grupo elaborou um handout da apresentação e também os seguintes questionamentos:  

      Em que consiste o Detournement?
     Que tipo de intertextualidade apresenta esse texto (usado na apresentação)?
     Onde se encontra a polifonia do gênero reportagem?

No dia 30 de novembro foram realizadas as apresentações dos grupos 3 e 4.

Grupo: Alane  Cristina, Ana Dalete, Francinaldo, Larici e Verônica

O grupo apresentou o texto: “gêneros textuais” inseridos no livro de Koch e Elias “Ler e Compreender os sentidos do texto”. 2.ed. 2º reimpressão. São Paulo: contexto: 2008, p.101-122. Os membros explicaram os seguintes tópicos: gêneros textuais (uma visão geral do assunto), composição, conteúdo e estilo, gêneros textuais e intergenericidade e gêneros textuais e heterogeneidade tipológica. Foi elaborada uma apresentação de slide em que focalizava as informações mais relevantes do texto, bem como os exemplos. Cada integrante lia as informações dos slides e explicava de acordo com sua compreensão do texto e os conhecimentos prévios adquiridos como, por exemplo, de textos trabalhados no período anterior de Marcuschi.

No decorrer da apresentação o professor Cezinaldo fazia suas colocações sobre o assunto da mesma maneira que havia feito nas dos grupos anteriores. No entanto teve um momento que ele antecipou-se, isso aconteceu quando uma aluna apenas tinha feito a introdução do assunto que iria apresentar (hibridização de gêneros textuais) e o professor explicou praticamente todo o assunto, mas a apresentação prosseguiu normalmente. Esse grupo  realizou os seguintes questionamentos:

      Qual a função dos gêneros textuais?
      Qual a diferença entre tirinhas e quadrinhos?
      O que o blog e o e-mail estão substituindo?

Grupo: Edineide, Jorge, Josiene e Samara

O grupo apresentou o artigo “o texto e a interação Verbal” de Luciene Fontão, in: linhas, Florianópolis, v. 9, n. 1 p.129.145.jan/jun.2008. Devido o mesmo ser constituído de quatro tópicos, cada integrante apresentou um. Nos quais eram: Bakhtin e a interação verbal, o ensino de língua (gem) e gramática  na escola, o papel do texto no ensino de língua (gem) e gramática e o texto e a análise linguística. Assim como os grupos anteriores este também elaborou uma apresentação de slide com os aspectos mais relevantes do texto, na qual realizavam a leitura e a explicavam de acordo com o propósito do artigo. O professor também complementava as idéias que o grupo transmitia quando considerava que era importante.
O grupo demonstrou domínio do conteúdo e como foi bem explicado, acreditamos que nos repassaram a essência do artigo, isso é, a idéia central. Eles realizaram os questionamentos:

      O que é preciso para que o aluno entre em contato com o mundo e com a língua?
     Qual é a macroestrutura do conto?
      Como é que o processo de interação verbal pode contribuir para o ensino de língua inglesa?

Os demais que assistiam a apresentação responderam estas perguntas (assim como as outra feitas pelos grupos anteriores) e nesse último questionamento o professor retomou a resposta dada pelos alunos e completou com exemplos que abordavam a importância de o professor ter conhecimento do processo de aprendizagem do aluno.

Em virtude dos aspectos mencionados, podemos afirmar que cada grupo contribuiu de maneira eficaz para o cumprimento das atividades propostas, visto que se esforçou para transmitir o assunto proposto para os colegas. Foi muito importante a questão dos debates, pois incentivou os alunos a prestar mais atenção nas apresentações tendo em vista que posteriormente iriam responder os questionamentos.
 

3 comentários:

  1. Pessoal vocês conseguiram nesse relatório focalizar os pontos principais das apresentações de cada grupo,isso só veio demonstrar que prestaram muita atenção no que estava sendo exposto pelos demais colegas.Antes de tudo, parabéns pela organização do relatório, pois ficou muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Excelente relato!!! Só precisam observar para uma correção mais atenta dos aspectos linguisticos e textuais.

    ResponderExcluir
  3. Caros alunos,

    Parabéns pelo trabalho realizado!!! O esforço e o comprometimento no cumprimento das tarefas revelam a capacidade de superação do grupo. É preciso reconhecer, contudo, que vocês ainda precisam ter um zelo maior com a escrita, observando especialmente a correção lingüística e textual, afinal, estamos no curso das “letras”. É claro que importa o conteúdo apresentado, mas é claro que sem perder de vista a sua forma de apresentação. Então, apoiemo-nos nas discussões e estudos realizados ao longo da disciplina para aperfeiçoar a nossa escrita. Sucesso na trajetória acadêmica!
    Um abraço

    ResponderExcluir