quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Resenha crítica do livro: “A articulação do texto”



                    

                          GUIMARÃES, E. A articulação do texto. 10. ed. São Paulo: Ática.


No livro “A articulação do texto” de Elisa Guimarães, se encontra um conteúdo bastante informativo sobre os constituintes do texto e suas funções dentro do mesmo. Nesta obra a autora almeja apresentar para seus leitores que um texto não deve somente constituir-se apenas de conexões entre seus segmentos, mas também das relações exterio0res a ele. Para atingir este propósito a mesma desenvolve um estudo no qual relaciona e conecta os dois níveis de articulação do texto: o semântico e o sintático. Para fundamentar as informações, ela mostra fragmentos de textos e cita no decorrer do livro muitos autores como: Holliday e Hansan, Charles Bally, Van Dijk, entre outros.

O livro é dividido em oito capítulos e constituído de oitenta e oito páginas. O mesmo separa os assuntos através de tópicos.  O assunto focalizado é sempre os elementos que são responsáveis pela construção da globalidade da estrutura e do sentido do texto. A autora cumpre de maneira concisa o que foi proposto da introdução do livro e conclui retomando informações abordadas no decorre do mesmo.  Nesse, a autora utiliza a linguagem culta, presa e coerente.

Dentre os múltiplos mecanismos do texto, têm-se as análises em torno daqueles que contribuem para sua significação, que são: aos referentes textuais e os situacionais, nos quais dentro dos referentes se encontra os contextos intratextuais imediato e o contexto intratextual acumulado. No caso do primeiro, Guimarães conceitua-o como um segmento textual que tanto pode anteceder como proceder outro segmento. O contexto intratextual acumulado é a presença de muitas informações distribuídas ao longo do texto. A mesma deixa claro que é através do contexto que conseguimos produzir um texto e que não se consegue compreender um contexto por meio de um texto. Assim, ela aponta o contexto e a situação como responsáveis pelo sentido global do texto.

Conforme a referida autora, a significação de um texto só atinge sua plenitude com a sua relação com a situação de interação dentro do contexto que se insere. Então a mesma conceitua texto como o englobamento de relações ente os sintagmas de qualquer sistema linguístico, há no mesmo capítulo vários exemplos que ela aponta como texto. No livro constata-se a presença de várias tipologias: descritiva, narrativa e dissertativa, nas quais a autora exemplifica cada uma dessas analisando sua superestrutura e mostrando sua importância dentro da atividade textual. Esta superestrutura (estrutura global do texto) mantém uma relação muito ampla com a macroestrutura (plano semântico global do texto).

O modo como o livro foi organizado (topicalizado ) facilita parcialmente a compreensão e a leitura do texto. Os assuntos abordados pela autora facilitam a assimilação de como deve ser articulação de um texto, que como foi mostrado, depende de vários fatores textuais e as estruturas podem variar de um texto para outro, sendo comportadas ou difusas. Esta última dificulta a leitura por ser elaborada de maneira invertida e autora apresenta exemplos para aprofundamento que geralmente é necessária muita leitura para a compreensão da maioria deles.

No entanto, antes do estudante lê esse livro recomendamos a leitura de outros textos que abordem esse mesmo assunto de maneira mais detalhada, tendo em vista que o esse livro apesar de ser muito informativo é também complexo no teor de suas informações. Como,  por exemplo, ler os texto “Princípios de construção textual dos sentidos” e “Gêneros textuais” de Koch,” A coesão do texto – como de faz?" e “o que é mesmo a informatividade do texto?” de Irandé Antunes, entre outros que abordem os elementos de construção da textualidade. Dessa forma, ao deparar-se com as informações do livro de Guimarães o mesmo já possuirá um conhecimento prévio do assunto, o que facilitará bastante sua compreensão.

3 comentários:

  1. Olá! Antes de mais nada, parabenizo pelo trabalho realizado durante esse período de manutenção dos blogs, em especial, pelo empenho dedicado. Quanto à resenha foi perceptível que os aspectos de maior relevância foram citados e, principalmente, a avaliação crítica de seus redatores que manifestaram claramente. Ressalto que partilhamos da mesma opinião, tal qual descrevemos na resenha elaborada e postada no nosso blog. Guimarães, apesar de fornecer em seu livro uma grande quantidade de informações não é apropriado para aqueles que ainda não se familiarizaram com as questões abordadas, além disso, em determinados confunde o leitor, isso, logicamente, não interfere na qualidade de seus estudos, mas para tanto, seria ideal prover-se de textos mais detalhados antes de iniciar a leitura da referida autora.

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha e também do comentário. É isso mesmo. Os dois textos revelam a maturidade que vocês estão demonstrando na escritura de textos dessa natureza.

    ResponderExcluir
  3. Deu para compreender melhor sobre contexto intratextual imediato e acumulado

    ResponderExcluir